quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Pão de Torresmo


Sou suspeita para falar, porque adoro torresmo, mas esse pão é simplesmente delicioso!

Vi essa receita no programa Dia a Dia. Fiz pequenas modificações e deu muito certo. O segredo é que só pode ser feito com o fermento biológico fresco, pois a massa tem que crescer 3 vezes e o fermento seco não dá essa possibilidade. Apesar de ter que crescer 3 vezes, o tempo que você fica com a "mão na massa" é muito curto e é muito fácil de fazer!

Eu sempre faço massa de pães na batedeira, mas, se você preferir, sove com as mãos!

INGREDIENTES:

1 colher (sopa) de açúcar
1 tablete de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (sopa) de sal
250 ml de água em temperatura ambiente
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
2 xícaras (chá) de torresmo triturado grosseiramente
1/2 xícara (chá) de torresmo 

MODO DE FAZER:

Na tigela da batedeira, coloque o fermento e o açúcar e misture até derreter. Acrescente o azeite, a água, o sal e metade da farinha de trigo. Ligue a batedeira em velocidade média e vá acrescentando o restante da farinha de trigo até desgrudar da tigela e, ao pegar uma porção da massa, não grude em sua mão. Bata até a massa ficar homogênea, lisa e elástica (cerca de 6 minutos).

Cubra tigela com um filme plástico e deixe crescer em local abafado (eu deixo dentro do forno desligado) por cerca de 40 minutos, até dobrar de volume.

Após o primeiro crescimento, incorpore 1 xícara (chá) de torresmo triturado. Cubra a tigela e deixe crescer novamente por mais 40 minutos.

Depois do segundo crescimento, enfarinhe uma bancada e abra a massa com um rolo no formato de um retângulo. Coloque o torresmo triturado restante em uma lateral da massa (do lado maior), enrole bem apertado, torça a massa para dar um efeito rústico e faça uma rosca gigante. Transfira para uma assadeira untada.

Distribua o torresmo inteiro por cima e deixe crescer novamente, coberto por um pano de prato.

Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 1 hora, até assar e dourar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário