domingo, 29 de novembro de 2015

Linguiça Flambada na Cachaça



Eu adoro descobrir novos temperos e sabores. Essa semana chegou na loja de temperos que frequento, a Fumaça em Pó. Ela deixa o prato com um perfume incrível e é usada para dar sabor de defumado em carnes, molhos e condimentos.

Pensei na hora em usar na Linguiça Flambada com Cachaça. Ficou fantástico, deu um toque todo especial. Mas, se você não encontrar ou não quiser usar a fumaça em pó, faça sem ela mesmo, pois esse petisco é muito gostoso. Para acompanhar uma cervejinha, então...

INGREDIENTES:

500 g de linguiça toscana
2 cebolas em rodelas
1 fio de azeite
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (café) fumaça em pó
50 ml de cachaça
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto
Cebolinha a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta rosa a gosto (opcional)

MODO DE FAZER:

Afervente a linguiça por 5 minutos. Retire do fogo, passe pela água fria e deixe esfriar completamente.

Fatie os gomos de linguiça na diagonal.

Aqueça uma frigideira alta e coloque a manteiga e um fio de azeite. Junte a linguiça e frite até dourar. Mexa de vez em quando para que não grude no fundo da frigideira.

Assim que as linguiças estiverem douradas, adicione as cebolas, o sal, a pimenta do reino e a fumaça em pó. Deixe refogar, mexendo sempre, até ficarem transparentes.

Retire a frigideira do fogo e despeje a cachaça sobre as linguiças. Volte ao fogo e incline a frigideira para que a chama vá para a panela.

Não fique com o rosto muito perto da frigideira, pois a chama fica alta e você pode se queimar. Deixe o fogo apagar sozinho.

Assim que o fogo apagar, mexa bem para desgrudar o fundo da frigideira e cozinhe até que seque todo o líquido (cerca de 2 minutos). Desligue o fogo e misture a salsa e a cebolinha.

Transfira para uma tigela, polvilhe salsa, cebolinha e pimenta rosa, se desejar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário