domingo, 13 de dezembro de 2015

Focaccia


Focaccia é um pão italiano que é bom de qualquer jeito: no café da manhã, no lanche, com uma cervejinha, com vinho, no sanduíche... Eu gosto muito, tanto pelo sabor, quanto pela facilidade de preparar.

Eu já tinha postado no blog a receita de Focaccia com Tomate Uva, Azeitonas e Alecrim, que utiliza batata na massa. É muito gostosa, fofinha e também de origem italiana, embora menos famosa.

A receita a seguir se aproxima mais da tradicional, é muito fácil e rápido de preparar e também é deliciosa! Espero que vocês gostem!

INGREDIENTES:

Massa:

250 g de farinha de trigo
10 g de açúcar 
150 ml de leite morno
5 g de fermento biológico seco
5 g de sal
25 g de manteiga
Azeite a gosto

Para Finalizar:

Azeite
Sal grosso
Alecrim
Muçarela em cubinhos
Tomate uva cortados em 4 

MODO DE FAZER:

Coloque a farinha de trigo, o açúcar, o leite, o fermento, o sal e a manteiga no bowl da batedeira e bata em velocidade média até desgrudar da tigela. Se necessário, coloque um pouco mais de farinha para dar o ponto. Bata por 5 minutos para sovar bem a massa (ela deve ficar bem elástica). Se quiser pode sovar com as  mãos, por cerca de 15 minutos.

Retire a massa da tigela, coloque um pouco de azeite no fundo da mesma, retorne com a massa e regue mais um pouquinho de azeite sobre ela. Cubra com um plástico filme ou um pano de prato seco e deixe descansar até dobrar de volume.

Unte um refratário com azeite (eu faço em um de 25 cm de diâmetro) e abra a massa dentro dele, utilizando as mãos. Passe os dedos na farinha e faça várias cavidades na massa. 

Coloque os ingredientes da finalização. Geralmente as focaccias levam azeite, sal grosso e alecrim. Eu acrescentei tomate uva e muçarela, mas você pode colocar o que quiser.

Cubra com um pano de prato e deixe crescer por mais 20 minutos.

Leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos, até assar e dourar.

Desenforme e regue com um pouco mais de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário