sexta-feira, 13 de maio de 2016

Um Desabafo Sobre o #TchauQuerida

Imagem da Internet
Peço desculpas aos apoiadores da Dilma, mas esse é o meu sentimento...

Eu nunca votei no PT. Costumo brincar que nasci com dispositivo anti PT e não voto em candidatos desse partido nem se a pessoa mais próxima de mim se candidatar. Mas a verdade é que essa história de "salvador da pátria dos pobres" nunca me convenceu. Acredito que a eles sempre interessou administrar a pobreza e não erradicá-la.

No entanto, quando Dilma foi eleita pela primeira vez, torci muito para que seu governo desse certo. Primeiro porque uma boa gestão beneficiaria a nós, povo brasileiro e segundo porque teria como consequência a valorização da mulher e a  redução do preconceito nas atividades profissionais predominantemente exercida por homens.

Minha carreira foi construída em departamentos comerciais. Iniciei minha vida profissional como auxiliar administrativa em uma empresa de médio porte. Logo, logo, meu "olho clínico" para desclassificar documentação de concorrentes em licitações e minha habilidade de relacionamento com clientes me rendeu promoções e convites de emprego. 

Embora tivesse consciência do bom trabalho executado porque amo trabalhar e me dedico ao máximo a qualquer atividade que me proponho a fazer, sempre tive que lidar com comentários preconceituosos, a cada promoção, a cada oportunidade e também a cada negócio fechado. E, infelizmente, o preconceito é generalizado. De colegas de trabalho sugerindo que fui promovida porque tinha um "caso" com o chefe, de clientes propondo um "caso" em troca do negócio fechado, do chefe sugerindo que eu tenha o "caso" com o cliente para fechar o negócio e também que eu me comprometa em não engravidar enquanto um grande projeto não fosse finalizado. 

Certa vez, trabalhava em um grupo de empresas e fui promovida a Coordenadora Comercial e a uma vaga no Conselho de Administração do grupo. Era a única mulher. Na primeira reunião do conselho, em que fui apresentada ao presidente do grupo, presenciei a seguinte observação feita ao diretor que havia me dado a oportunidade: "Você não acha que ela é bonitinha demais, arrumadinha demais e "bundudinha" demais para dar conta?", como se a competência da mulher fosse inversamente proporcional a beleza, a vaidade e ao tamanho do bumbum... Tem que ter muito jogo de cintura e inteligência emocional para lidar com isso com classe... 

E aí Dilma foi eleita a primeira presidente do Brasil! Um bom governo Dilma seria uma vitrine para nós, mulheres, porque provaria que somos tão competentes quanto os homens e ainda temos outros adjetivos como a capacidade de ouvir, de ponderar, de saber a hora de recuar, de admitir erros e buscar soluções, de abrir mão de situações em prol de um bem comum, do controle emocional... 

Pois é... nobre expectativa e triste realidade...

Dilma se mostrou uma gestora incompetente, arrogante, irresponsável, mentirosa, autossuficiente, centralizadora. Não admite erros, não sabe ouvir, é praxe a agressão verbal e física (quem não ficou abismado de saber que ela joga cabides e grampeadores em seus subordinados?) e não teve dignidade nem em seu discurso de afastamento do governo...

Na minha opinião foi um governo medíocre que termina de forma lamentável, com altas taxas de desemprego, inflação, violência, descrédito e desesperança. Não colaborou em nada para melhorar a vida e a imagem das mulheres, nem tampouco para reduzir o preconceito citado ao longo desse post.

#TchauQuerida, você não me representa! Espero não vê-la jamais em um cargo público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário