terça-feira, 31 de maio de 2016

Canjica Salgada


Prato quente e saboroso... para nos aquecer nesse inverno!

INGREDIENTES:

250 g de milho para canjica (uso o amarelo pois acho mais gostoso, mas pode ser feito com o branco)
2 folhas de louro
2 cubos de caldo de bacon
100 g de bacon em cubos médios
200 g de linguiça calabresa ou paio em rodelas
1 cebola média em cubinhos
3 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de água quente (aproximadamente)
1/2 pimentão em cubinhos
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 caixinha de creme de leite
Cheiro verde a gosto


MODO DE FAZER:


Deixe o milho de molho por 12 horas. Se você deixar por período menor ou não deixar de molho também dá certo, só o tempo de cozimento que será maior.

Transfira o milho para a panela de pressão e acrescente o louro, o caldo de bacon e a pimenta-do-reino. Complete com água se não tiver cerca de 3 dedos de líquido acima da canjica. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos após iniciar a pressão. Abra a panela e verifique o cozimento da canjica que deve estar "al dente". Se necessário, cozinhe mais um pouco.

Em uma frigideira alta (ou uma panela), frite o bacon em sua própria gordura. Junte a linguiça e deixe dourar levemente. Se soltar muita gordura, retire um pouco.

Arrede a linguiça e o bacon para a lateral da panela, formando uma cova no centro, e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho e refogue rapidamente. 

Transfira todo o refogado para a panela de pressão e cozinhe por cinco minutos com a panela aberta. Se necessário, coloque água quente aos poucos (o nível de caldo deve ser de cerca de 1 dedo acima da canjica). Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Acrescente o pimentão e acerte o sal, a pimenta-do-reino e a água. Cozinhe por mais 5 minutos com a panela destampada, mexendo de vez em quando.

Retire do fogo, descarte as folhas de louro e misture o creme de leite e o cheiro verde.

Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário