quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dobradinha com Feijão Branco


Dobradinha com Feijão Branco é um prato maravilhoso, mas muita gente não anima fazer em casa por causa do cheiro da dobradinha.

Se você comprar esse ingrediente de boa procedência, já vai vir alvejado, quase sem odor e se seguir o passo-a-passo dessa receita, irá eliminá-lo por completo.

INGREDIENTES:

250 g de feijão branco
1 kg de dobradinha em tiras de cerca de 4 x 1 cm ou do tamanho que preferir 
1 fio de óleo de soja
250 g de bacon em cubos médios
250 g de linguiça calabresa em rodelas
1 limão grande
1/2 colher (sopa rasa) de bicarbonato de sódio
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
60 ml de cachaça
1 pimenta dedo-de-moça picada 
2 cubos de caldo de bacon
1 colher (sobremesa) de salsa desidratada
1 pimentão em cubinhos
2 cebolas médias em cubinhos
5 dentes de alho picados
3 folhas de louro
12 batatas bolinhas cozidas "al dente" descascadas
100 g de azeitonas
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de salsinha picada

MODO DE FAZER:

Deixe o feijão de molho por 2 horas. Transfira para uma panela de pressão. Coloque 1 folha de louro e sal a gosto (eu coloco também os talos da salsinha inteiros, mas é opcional). Cozinhe por 20 minutos após pegar a pressão. O feijão deve ficar "al dente". Despreze o louro e os talos de salsa e reserve.

Retire e descarte o excesso de gordura que fica em alguns pedaços da dobradinha e lave em água corrente. Transfira para uma tigela e cubra com água fria. Acrescente o suco do limão e também o restante da fruta. Cubra e deixe de molho por cerca de 1 hora.

Escorra a dobradinha e enxágue bem. Coloque em uma panela, cubra com água e junte o bicarbonato de sódio. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Escorra e enxágue bem novamente. Deixe em uma peneira para escorrer o excesso de água.

Aqueça uma panela de pressão com um fio de óleo e refogue rapidamente metade da cebola e do alho. Junte as folhas de louro restantes e a dobradinha. Refogue por 3 minutos.

Adicione a cachaça com cuidado para não cair fora da panela, pois pega fogo. Cubra com água fria e coloque os cubos de caldo de bacon, sal, pimenta do reino e a salsa desidratada. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos após iniciar a pressão. A dobradinha deve ficar cozida, mas firme. Reserve.

Aqueça uma panela grande e frite o bacon até dourar. Retire e reserve.

Frite a linguiça na gordura do bacon. Retire e reserve.

Na mesma panela que fritou o bacon e a linguiça, refogue a cebola restante até ficar transparente (se necessário, retire um pouco da gordura. Adicione o resto do alho e deixe dourar levemente. Misture o pimentão e a pimenta dedo-de-moça e cozinhe por 1 minuto.

Acrescente a dobradinha com todo o caldo, o feijão branco (se tiver muito caldo, não coloque todo para não ficar muito ralo), o bacon e a linguiça reservados e as batatas e azeitonas inteiras. 

Assim que ferver, acerte o sal e a pimenta, se for o caso.

Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo para apurar o sabor e os ingredientes que estavam "al dente" ficarem no ponto certo. 

Desligue o fogo e misture a salsa e a cebolinha. Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário