segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Iogurte Natural Caseiro


Continuando a série de produtos que já não utilizo mais a versão industrializada porque prepará-los é mais saudável além de ser fácil de fazer e muito mais econômico, apresento hoje minha receita de Iogurte Natural Caseiro.

Faço esse iogurte há mais de 20 anos e de vez em quando alguém me dá outras dicas utilizando outros ingredientes como leite em pó e/ou creme de leite, mas ainda fico com a minha receita, pois é muito saboroso e, exceto no primeiro preparo, o único ingrediente que necessito para fazer pouco mais de 1 litro de iogurte é 1 litro de leite.

É importante ressaltar que a qualidade e a consistência do seu iogurte dependerá da qualidade do leite e do iogurte natural que você utilizar. 

INGREDIENTES:

1 litro de leite
1 pote de iogurte natural sem sabor (ou 200 ml do iogurte natural preparado anteriormente)

MODO DE FAZER:

Coloque o leite em uma panela, de preferência de fundo grosso, e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar até atingir uma temperatura que você consiga manter seu dedo por 10 segundos, sem queimá-lo.

Misture o iogurte.

Tampe a panela e embrulhe-a com uma toalha de mesa dobrada (ou a envolva com um pano de prato e embrulhe em folhas de jornal). Deixe em local abafado  por umas 10 horas (eu deixo dentro do micro-ondas ou do forno convencional). 

Após o período de descanso, o iogurte natural estará pronto. Se formar um soro na superfície e você gostar do produto mais consistente, retire-o com o auxílio de uma colher de sopa. Se não, é só misturar.

Coloque em um recipiente com tampa e conserve na geladeira por até 1 semana.

Não se esqueça de separar 200 ml do iogurte para a próxima preparação.

Pode ser feito com leite e/ou iogurte desnatado, semi desnatado e sem lactose, mas fica menos consistente que com os produtos integrais.

Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário