segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pêssegos em Calda


Se os produtores estão comemorando a boa safra de pêssego neste ano, nós, consumidores, comemoramos mais ainda, pois a fruta está com excelente qualidade e preço super acessível.

Como é praticamente impossível não amar essa delícia, que tal aproveitar o combo ideal (sabor, preço e qualidade) e preparar Pêssegos em Calda???

INGREDIENTES:

1 kg de pêssegos maduros, porém firmes
l litro de água
500 g de açúcar
1 colher (chá) de cúrcuma (opcional. Eu uso para deixar o pêssego mais amarelinho, principalmente se estiver usando o de polpa branca)

MODO DE FAZER:

Descasque os pêssegos e, se desejar, corte-os ao meio e retire as sementes. Deixe-os de molho após descascá-los para que não escureçam.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar e a cúrcuma, se for o utilizá-la.

Leve ao fogo alto, mexendo sempre, até dissolver todo o açúcar.

Assim que começar a borbulhar, baixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos.

Coloque os pêssegos na calda e deixe cozinhar por 25 a 30 minutos, até que, ao espetá-los com um garfo, estejam macios, porém firmes. Mexa de vez em quando, para que as frutas cozinhem por igual, pois eles boiam e ficam com uma parte acima da calda.

Retire do fogo, tampe a panela e deixe esfriar.

Se não for consumi-los dentro de 5 dias, conserve-os em pote de vidro esterilizado e hermeticamente fechado.

Observação:

Eu não descarto as cascas do pêssego, nem a calda do cozimento que sobra. Utilizo para fazer chá. É só colocar em um caneco fervedor um punhado de cascas (cerca de 1/2 xícara de chá), 1 litro de água, adoçar com a calda e deixar ferver por uns 5 minutos. Fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário