terça-feira, 14 de março de 2017

Pão Caseiro com Soro de Leite


Já comentei aqui no blog que sempre que posso evito consumir produtos industrializados para evitar a ingestão de conservantes, estabilizantes, espessantes, acidulantes, corantes, sódio, etc., que não trazem benefício algum para a nossa saúde, muito pelo contrário.

No preparo da Ricota, do Cottage, do Requeijão e do Creme de Ricota Light é extraído o soro do leite, um subproduto que contém vários componentes que trazem benefício à saúde como proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e vitaminas. Sendo assim, eu não o descarto, utilizo na preparação de pães, bolos e molhos.

A receita a seguir é uma das que levam o soro de leite. É uma das minhas receitas de pão caseiro mais fáceis e rápidas de preparar, gostosas e econômicas. 

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de soro de leite morno
1 ovo
1/3 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

MODO DE FAZER:

Obs.: Eu prefiro sovar o pão na batedeira, mas quem preferir, pode fazer esse processo manualmente.

Na tigela da batedeira, coloque o soro de leite morno, o ovo, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento e misture bem.

Junte metade da farinha de trigo, ligue a batedeira e vá acrescentando o restante da farinha até dar o ponto. A tigela da batedeira fica limpa e, ao pegar uma porção da massa, não gruda nas mãos.

Sove a massa por cinco minutos.

Cubra a tigela com um filme plástico e coloque-a em um local abafado até a massa dobrar de volume (eu deixo dentro do micro-ondas).

Depois que a massa crescer, molde os pãezinhos do tamanho e formato que desejar e coloque-os em uma assadeira untada com óleo. Com uma faca bem afiada, uma lâmina gillette ou um estilete, faça cortes na superfície dos pãezinhos. Cubra com um pano de prato e deixe crescer novamente em local abafado.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos, até assar e dourar.

Rende cerca de 16 pães de 50 g cada.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário