terça-feira, 26 de abril de 2016

Ora-Pro-Nobis


O Ora-Pro-Nobis é um vegetal muito utilizado na culinária mineira. Além de ser muito gostoso e fácil de preparar, de todos os vegetais folhosos, pode ser considerado o mais rico em nutrientes. Você conhece seus benefícios?

  1. Rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves;
  2. Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino;
  3. Rico em vitaminas A, B e C e minerais como cálcio e fósforo;
  4. Rico em fibras;
  5. Segundo estudos da Universidade Federal de Lavras, os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de reduzir o colesterol ruim e tratar furúnculos e sífilis.
                                                                                 (Fontes: Wikipedia e Universidade Federal de Lavras)

Infelizmente, o Ora-Pro-Nobis não é tão fácil de ser encontrado em supermercados, sacolões e feiras, principalmente fora de Minas Gerais, mas é muito fácil de ser cultivado. Na casa dos meus pais tem um pé e o único trabalho que dá é podá-lo de vez em quando, pois cresce muito (algumas pessoas usam como cerca viva) e o espaço é pequeno.

Como Consumir o Ora-Pro-Nobis:

É preparado como qualquer outra verdura, em saladas, omeletes, sopas e refogados. Também é utilizado como ingrediente de massas e pães.

Eu, particularmente, prefiro refogado. Faço somente o Ora-Pro-Nobis refogado com cebola, alho, sal e pimenta-do-reino ou acrescento carne de porco, carne seca ou linguiça, como na foto desse post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário