quarta-feira, 26 de abril de 2017

Pão Caseiro Fácil


Já faz um bom tempo que aqui em casa raramente compramos pães em padarias ou supermercados. Além de o caseiro ser muito mais gostoso, é também mais saudável, pois você pode controlar a quantidade de sal e açúcar e também se livrar de outras químicas que eventualmente são acrescentadas nos pães.

A receita a seguir eu faço pelo menos uma vez por semana. É super fácil, são poucos ingredientes, cresce muito e muito rápido, pode ser congelada e todo mundo que já experimentou, gostou! Às vezes quero variar e misturo ervas na massa, na hora de enrolar coloco cubinhos de queijo, pincelo com ovo, polvilho gergelim por cima ou substituo 1 xícara (chá) da farinha comum por farinha de trigo integral. Ah! Já ia me esquecendo: é perfeita para fazer pão de alho em churrascos.

Vale ressaltar que faço na batedeira porque morro de preguiça de sovar massa, mas se você não tiver o aparelho, ou não quiser usá-lo, é muito fácil preparar a massa manualmente!

INGREDIENTES:

1 ovo
1/3 xícara (chá) de óleo
1 1/2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (chá) de sal
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente

MODO DE FAZER:

Na tigela da batedeira, coloque o ovo, o óleo, o açúcar, o fermento biológico e a água morna e misture bem com um fouet até que o açúcar dissolva. 

Junte metade da farinha de trigo e o sal, ligue a batedeira em velocidade média e vá adicionando o restante da farinha, aos poucos, até que a massa desgrude da tigela e, ao pegar uma porção da mesma, não grude em sua mão. Bata por mais 5 minutos para sovar a massa (se fizer manualmente, sove por 10 minutos).

Cubra com um filme plástico e deixe descansar em local abafado até dobrar de volume (cerca de 40 minutos).

Molde os pães do tamanho e formato que você desejar, coloque em uma assadeira levemente untada ou forrada com papel manteiga, faça cortes com uma gilete, estilete ou faca bem afiada, cubra com um pano de prato e deixe crescer novamente por cerca de 30 minutos.

Asse em forno pré-aquecido a 180°C até dourar levemente (cerca de 30 minutos).

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário