quarta-feira, 22 de junho de 2016

Batatas ao Forno


Da série: É tão gostoso que nem parece que é tão fácil de preparar!!!

O diferencial dessa receita é o Leite Evaporado, um produto que não é fácil de encontrar aqui no Brasil (eu pelo menos nunca vi em supermercados) e que vou ensiná-los a fazer em casa (como o nome diz é apenas o leite evaporado, ou seja, reduzido à metade). Mas se você não tiver tempo ou disposição, use a mesma quantidade de creme de leite. Não fica com o mesmo sabor, mas também fica delicioso! 

INGREDIENTES:

Leite Evaporado:

600 ml de leite integral

Batatas ao Forno:

800 g de batatas
1 cebola média finamente fatiada
1/2 xícara (chá) de bacon em cubinhos fritos
1 xícara (chá) de queijo cheddar ralado ou outro queijo de sua preferência (dessa vez usei metade parmesão, metade queijo minas)
300 ml de leite evaporado
1 ovo
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Tomilho a gosto

MODO DE FAZER:

Leite Evaporado:

Coloque o leite em uma panela média (se fizer em  panela pequena demora mais para ficar pronto).

Leve ao fogo alto e, assim que ferver, reduza a chama para o mínimo. Deixe ferver até reduzir pela metade (cerca de 30 minutos).

Mexa várias vezes para não separar a nata e para que não grude no fundo e nem nas bordas da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.

Batatas ao Forno:

Coloque as batatas em uma panela com água fria e sal e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, cozinhe por cerca de 4 minutos. As batatas devem ficar "al dente".

Retire as batatas do fogo, resfrie-as em água corrente e descasque. Coloque em um recipiente e deixe no freezer por 1 hora.

Retire do freezer e rale as batatas na parte grossa do ralador.

Unte um refratário médio e coloque metade das batatas raladas, metade da cebola, metade do bacon e metade do queijo. Repita as camadas com a outra metade dos ingredientes. Reserve.

Em uma tigela pequena, misture bem o leite evaporado, o ovo, o sal, a noz moscada, a pimenta-do-reino e o tomilho. Despeje essa mistura no refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário